Dr. Manuel dos Santos Serra



O Dr. Manuel dos Santos Serra, médico e escritor, é uma pessoa marcante na vida social, artística e política de Albufeira. O seu nível cultural e a sua experiência de vida fazem-nos sentir como um grãozinho de areia perante a vastidão do mundo.

Para mim, o Dr. Serra é a personagem mágica que faltava nesta história, aquele cuja arte não só é capaz de curar o corpo dos seres, mas também a alma de uma comunidade. E sei que Diamantina Negrão, para além da sua relação médico-paciente, admirava nele as capacidades fantásticas de um homem de letras, culto, sensível, inteligente, ao ponto de lhe pedir várias vezes para esculpir o seu busto.

Quando o entrevistei, no mesmo consultório que várias vezes frequentei durante a infância, tive a ousadia de lhe pedir que não se instalasse na sua secretária, onde se sente confortável no seu papel de médico, mas que se colocasse em frente à prateleira de livros. Empilhados em filas que escondem outras filas, aquele maravilhoso labirinto literário pareceu-me o local adequado para um homem que ama as palavras. As palavras e Albufeira, terra em que vive desde os sete anos, e que está imortalizada na sua obra literária.

Deixo aqui uma "sobreposição" de excertos de poemas do livro que o Dr. Serra me ofereceu, intitulado "Sobreposições".

"O mar
Contrai o rosto
No vai e vem das ondas,
Humanamente reactivo..." (Psicologia do Mar)

"Hálito cruel
A lamber o sangue,
Faz ranger os dentes
De iras viscerais..." (Vento Levante)

"A claridade a manchar a terra
Com o sol mais puro
A derreter as cores
Castanho
Branco
Verde
Azul,
Tintas que o Magreb
Pintou nos nosso olhos
Pousados no Garb da paisagem." (Sul)