Bossy à espreita...






Num armário antigo encontram-se muitas surpresas...

A tia Conceição Bossy Barreto espreita da sua janela do passado e aparece num postal a dar os parabéns à minha bisavó pelo nascimento da minha avó.

Assim, fiquei a saber que a mulher responsável pelo financiamento do Convento da Orada dava aulas num belo palacete do Porto.

Com a ajuda do blogger Teo Dias (http://ruasdoporto.blogspot.pt/) descobri que hoje funciona no mesmo palacete a Delegação Regional da Ordem dos Médicos:


No postal, em letras pequenas, a tia Conceição faz referência à cruz com a qual marcou a sua janela. 

Mas quem era esta mulher e qual a sua importância para Diamantina Negrão?

Em primeiro lugar, era uma mulher culta e viajada, que vivera na França e dava aulas de francês. Diamantina admirava-a, e veio a utilizar um dos seus nomes, Bossy, como pseudónimo.

Em segundo lugar, foi a mulher que possuía os meios financeiros para a fundação do Convento da Orada. Diamantina era-lhe grata por isso, e acolheu-a nesse mesmo espaço no final da vida.

Ainda hoje, alguns albufeirenses mais antigos se recordam da Madame.

Eu, com orgulho, digo que é mais uma das minhas tias, um dos elos de uma linhagem de mulheres cultas e empreendedoras com as quais sinto que temos muito que aprender.




Sem comentários: